Você está aqui Mundo Educação Biologia Animais Borboleta (Ordem Lepidoptera)

Borboleta (Ordem Lepidoptera)

Borboleta (Ordem Lepidoptera)
Borboleta-monarca encerrando a etapa de crisálida, tornando-se uma borboleta propriamente dita.
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Lepidoptera



Borboletas são artrópodes pertencentes à Classe Insecta. Assim, apresentam corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; um par de antenas, três pares de patas, e também asas, estas encontradas somente nesta classe, embora nem todos os seus representantes as possuam. Nesse caso específico, há escamas coloridas em tais estruturas, conferindo padrões que variam fortemente, de acordo com a espécie.

Tais animais são muito parecidos com as mariposas, e tanto estes quanto aqueles representam a ordem Lepidoptera. Informalmente, para facilitar o estudo dos lepidópteros, convencionou-se considerar borboletas e mariposas como componentes de dois grupos distintos: o Rhopalocera e o Heterocera, respectivamente. Este último é o mais representativo dessa ordem (mais de 85% dos indivíduos).

Existem cerca de 20 mil espécies de borboletas, encontradas em todo o mundo, com exceção das regiões glaciais. No Brasil, há pelo menos 3.100 espécies diferentes desses insetos. Diferentemente das mariposas, são animais diurnos.

Borboletas apresentam fases da vida bem características: ovo, larva (lagarta), pupa (crisálida), imago (borboleta jovem) e adulto (borboleta propriamente dita). Quando lagarta, a borboleta se alimenta predominantemente de vegetais, e de forma voraz, já que assim armazenará substâncias nutritivas para quando permanecer em forma de crisálida. Nessa fase, ela permanece dependurada, de cabeça para baixo, e tempos depois se transforma num inseto adulto, exuberante. Nessa última etapa, se alimenta basicamente de néctar, utilizando-se de seu aparelho bucal sugador, chamado probóscide, ou espiritromba. Tal fato faz com que esse animal auxilie na polinização de diversas flores, ao visitar várias delas em um único dia levando consigo o pólen. No entanto, também existem aquelas que não se alimentam nessa fase da vida.

Borboletas geralmente reproduzem-se sexuadamente. No entanto, algumas podem dar origem a novos indivíduos por meio da partenogênese. Os ovos são lançados aleatoriamente no solo ou, mais frequentemente, são depositados em locais nos quais há grande oferta de alimentos para as lagartas.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Borboleta (Ordem Lepidoptera)








4 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 22/02/2011 | gabriele
    Usuário

    gosto muito das Borboletas

  • segunda-feira | 13/12/2010 | carla mércia
    Usuário

    euuu ad00ro00 esse animal é lindo e encantador

  • segunda-feira | 31/05/2010 | aline
    Usuário

    Inseto não tem pata e sim perna.

  • sexta-feira | 08/05/2009 | nina
    Usuário

    EU SOU APAIIIIIIIIIXONADA POR ESTE INSETO MAJESTOSO E ISOBERANTE.ELAS SÃO VERDADEIRAMENTE ANJOS VOADORE,FLORES QUE VOAM.EU TRABALHO EM MINHAS SALAS DE AULAS HÁ MUITOS ANOS COM AS BORBOLETAS.TENHO UM TERRARIO E DENTRO DELE ESTOU TENTANDO CRIAR ALUMAS .PORÉM GOSTARIA,DE APRENDER COM DEVEREI CONFECCIONAR UM PEQUENO BORBOLETARIO NA ESCOLA .REPITO: AMEI ESTE TEXTO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!