Você está aqui Mundo Educação Biologia Animais Barata (Periplaneta americana)

Barata (Periplaneta americana)

Barata (<i>Periplaneta americana</i>)
As baratas apresentam-se nas cores marrom escuro e preto brilhante.

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Blattodea
Família: Blattidae
Gênero: Periplaneta
Espécie: Periplaneta americana

As baratas apareceram sobre a face da terra há aproximadamente 400 milhões de anos e, em nosso país, são conhecidas 644 espécies, sendo que a maioria habita ambientes de floresta. Aproximadamente cinco espécies destas estão associadas a ambientes urbanos e, portanto, presentes em habitações humanas de diversas regiões do globo terrestre.

A barata de esgoto ou barata voadora, Periplaneta americana, é uma das espécies domésticas mais comuns em nosso país. Este animal pode viver em vários ambientes, preferindo locais mais isolados, quentes e úmidos. Rodapés, rachaduras, cantos, frestas, ralos e caixas de gordura de nossas casas podem abrigar estes seres cuja presença não é muito bem-vinda.

Estes animais são mais ativos no período noturno, quando saem de seus abrigos em busca de alimento, geralmente rico em açúcar e/ou gordura, embora fiações, caixas e roupas também possam fazer parte da dieta, para nossa infelicidade. Surpreendentemente, indivíduos desta espécie têm condições de ficar até 15 dias sem se alimentar.

Corpo oval e achatado, com aproximadamente 50mm de comprimento, coloração que pode variar entre os tons negro e pardo, cabeça curta, antenas e olhos grandes e compostos fazem parte da morfologia deste animal.

Quanto à reprodução, as baratas depositam aproximadamente 15 ovos em uma cápsula denominada ooteca, podendo carregá-la por até 24 horas, depositando-a em abrigos geralmente quentes e úmidos. O período de incubação é de aproximadamente 30 dias, até que nasçam as ninfas, as quais são desprovidas de asas e sexualmente imaturas. Leva-se entre 9 e 19 meses até que um indivíduo esteja completamente desenvolvido em sua forma adulta, sendo que este terá condições de viver por até três anos, dando origem a um valor médio de 800 indivíduos durante este período.

São responsáveis pela transmissão de uma gama de doenças: gastroenterites, como salmoneloses e disenterias; infecções, alergias, verminoses, micoses e amebíase. O controle destas espécies, retirando destas seus possíveis abrigos e fontes de alimentação, é necessário. Medidas de higiene, como: isolar o lixo, manter quintal capinado e sem lixo, eliminar frestas, vãos, rodapés e batentes; conservar os alimentos em embalagens seguras e aplicação de inseticidas são alguns exemplos do que se pode ser feito. 


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Barata (Periplaneta americana)








0 comentários

Faça seu Login