Whatsapp icon Whatsapp

Ararinha-azul

A ararinha-azul é um animal que atualmente está extinto na natureza, sendo encontrada apenas em cativeiro.
A ararinha-azul só pode ser encontrada em cativeiro
A ararinha-azul só pode ser encontrada em cativeiro

A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é uma espécie que pertence ao grupo dos psitacídeos, mesmo grupo de papagaios e periquitos.  Essa espécie distingue-se da arara-azul pelo seu tamanho, ela possui aproximadamente 57 cm, enquanto a arara-azul chega a até 1 metro.

Apresenta corpo azul, cabeça azul-acinzentada, íris amarela e bico negro. Esse animal alimenta-se de frutos e algumas sementes. Sua reprodução ocorre no período chuvoso.

Habitava o ambiente da caatinga, principalmente na região do vale do Rio São Francisco, onde foi avistada voando pela última vez em 2000. Hoje é uma espécie considerada extinta na natureza de acordo com a lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), sendo encontrada apenas em cativeiros ao redor do mundo.

Acredita-se que sua extinção na natureza foi causada principalmente pelo tráfico de animais e destruição das áreas de caatinga pelo desmatamento e queimadas. Acredita-se que em cativeiro existam um pouco mais de 60 indivíduos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Projeto Ararinha na Natureza tem por objetivo reproduzi-las em cativeiro para que possam ser soltas na natureza novamente. A reprodução acontece em cativeiros autorizados e espera-se que, até 2021, esses indivíduos possam ser soltos. O projeto é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com a SAVE Brasil, Funbio e Vale.

Entretanto, é importante salientar que reintroduzir uma espécie na natureza é um trabalho bastante complicado. Aquele ambiente já está há mais de 10 anos sem a ararinha-azul, portanto os outros animais podem não estar preparados para uma competição, assim como as ararinhas. Toda reintrodução deve ser feita com cautela e monitoramento de todas as espécies afetadas.

Na telinha: Recentemente a história da ararinha-azul ganhou as telas de cinemas no filme Rio, em que o personagem (Blu) vem ao Brasil para tentar a reprodução e salvar a espécie. Vale a pena conferir!

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Animais extintos
Clique e aprenda mais sobre animais extintos. Saiba o que significa essa classificação e quais são as causas da extinção. Veja lista com 30 espécies extintas.
Tráfico de animais
Tráfico de animais, o que é tráfico de animais, a captura dos animais silvestres, como os animais são transportados, o tráfico de animais no Brasil, perigos da criação de animais silvestres.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.