Você está aqui Mundo Educação Biologia Ecologia Animais peçonhentos

Animais peçonhentos

Animais peçonhentos
Os animais peçonhentos utilizam um órgão de seu corpo para inocularem o veneno em suas vítimas

São chamados de peçonhentos os animais que para caçarem ou se defenderem têm a capacidade de inocular substâncias tóxicas produzidas em glândulas especializadas de seu corpo. O meio utilizado para a inoculação dependerá da espécie do animal, que no caso das serpentes ocorrerá através dos dentes inoculadores de veneno, e nos escorpiões, através do aguilhão localizado na ponta de sua cauda. É importante salientar que os animais peçonhentos agem quando se sentem ameaçados.

Existem animais que são venenosos, mas não são peçonhentos. Esses animais venenosos não possuem nenhum órgão capaz de inocular o veneno, e essa é a principal diferença entre os animais venenosos e peçonhentos.

Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos de animais peçonhentos, que são responsáveis por causar inúmeros acidentes, tanto nas cidades quanto nas áreas rurais.                

Os sintomas provocados pela picada de animais peçonhentos irão depender da espécie do animal, quantidade de veneno injetado, condições de nutrição, peso e altura da pessoa.
Quando uma pessoa é picada por algum animal peçonhento, é importante que seja levada para um hospital imediatamente, mas podemos tomar algumas medidas até que a vítima seja atendida por uma pessoa especializada.

Ao sofrer picada de animais peçonhentos é importante que o acidentado seja levado o quanto antes para um hospital, pois a vida dele dependerá da rapidez com que o tratamento com o soro for feito. É importante que se identifique qual o animal causador do acidente; além de não fazer torniquete; não aplicar nenhum tipo de medicamento, como borra de café, folhas no local da picada; manter o órgão afetado erguido; não fazer sucção do veneno e não espremer o local da picada. Em casos de picadas de escorpiões e aranhas, pode-se fazer compressas no local para aliviar a dor.

A melhor forma de se tratar vítimas de animais peçonhentos é através da soroterapia. Esse tratamento consiste na aplicação de um concentrado de anticorpos que irá combater o veneno do animal.

Para manter esses animais longe de nossas casas é preciso que tomemos algumas medidas preventivas, como:

  • Manter os quintais limpos, sem acúmulo de entulhos e lixo;
  • Não colocar as mãos em frestas ou buracos no chão, cupinzeiros etc.;
  • Evitar andar descalço em jardins;
  • Preservar os predadores naturais dos escorpiões: corujas, macacos, sapos, galinhas e gansos;
  • Combater a infestação de baratas e roedores, pois atraem animais peçonhentos;
  • Manter a casa sempre limpa, principalmente atrás de móveis, cortinas e quadros; examinar calçados e roupas antes de vesti-las.

 

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Animais peçonhentos








2 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 05/06/2013 | leonardo
    Usuário

    legallllll

  • sábado | 11/05/2013 | lucas eduardo
    Usuário

    adoro este site