Você está aqui Mundo Educação Biologia Bioquímica Aminoácidos

Aminoácidos

Existem na natureza vinte tipos de aminoácidos.Todos os seres vivos utilizam esses aminoácidos para sintetizar suas proteínas.

Aminoácidos
Monopeptídeos, Aminoácidos, Moléculas orgânicas, Cadeia carbônica, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Enxofre, Grupo carboxila, Grupo amina, Radical (R), Propriedades químicas, Polar, Apolar, Carga elé

Também chamados de monopeptídeos, os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por cadeias de carbono, ligadas a átomos de hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, às vezes, enxofre. Contendo um grupo carboxila (COOH) e um grupo amina (NH2).

Existem na natureza vinte tipos de aminoácidos, diferidos por um grupamento denominado radical (R), classificados conforme suas propriedades químicas: os que apresentam cadeia polar, outros com cadeia apolar e os que podem adquirir carga elétrica.

Fórmula molecular geral de um aminoácido.

Todos os seres vivos utilizam desses aminoácidos para sintetizarem suas proteínas, combinando-os de variadas formas possíveis de acordo com a expressão gênica contida no DNA. Sendo algumas espécies capazes de fabricá-los integralmente, ou seja, todos os tipos, enquanto outras necessitam adquiri-los através dos alimentos.

Para a espécie humana (Homo sapiens), nove desses aminoácidos são considerados essenciais e os demais naturais. Essenciais porque o nosso organismo não os sintetiza, e por meio do hábito nutricional onívoro (herbívoro e carnívoro), suprimos esse déficit complementando os naturais.

Essas unidades protéicas unem-se por meio de ligações químicas denominadas de ligações peptídicas, ocorrendo sempre entre o grupo amina e o carboxílico de aminoácidos adjacentes (vizinhos) formando um dipeptídeo, tripeptídeo, tetrapeptídeo, ... polipeptídeo, respectivamente conforme a quantidade de unidades contíguas.

Aminoácidos Essenciais

Valina (Val) - apolar Prolina (Pro) - apolar
Leucina (Leu) – apolar Ácido Aspartico (Asp) - com carga elétrica
  Serina (Ser) - polar
  Tirosina (Tir) - polar

Tabela distinguindo os aminoácidos essenciais e naturais necessários a um ser humano, especificando a propriedade que caracteriza cada um.

Assuntos Relacionados

Deixe seu comentário para

5 comentários

Faça seu Login

• segunda-feira | 07/07/2014 | aline dias
    Usuário

adorei ............... me ajudou muito .

• quarta-feira | 10/10/2012 | Flávio de Lima...