Você está aqui Mundo Educação Biologia Botânica Características do ácido abscísico

Características do ácido abscísico

Características do ácido abscísico
O ácido abscísico é chamado por alguns de hormônio do estresse

O ácido abscísico é um hormônio encontrado em briófitas (com exceção das hepáticas), pteridófitas, vegetais superiores e fungos. Ele atua no retardamento do crescimento e desenvolvimento desses organismos. Esse hormônio pode ser encontrado em todas as partes das plantas, mas, acredita-se que a sua produção ocorra nas regiões meristemáticas, nas raízes, no caule, nas flores, sendo que frequentemente altas concentrações são encontradas nos frutos, nas sementes, nas gemas e nas folhas. O transporte desse ácido para as demais regiões da planta é feito através dos vasos condutores de seiva, chamados de floema e xilema.

O nome ácido abscísico foi dado a esse hormônio pelo fato de uns acreditarem que ele era o responsável pela abscisão (corte, queda) das folhas, flores e frutos, mas atualmente sabemos que o hormônio responsável por esse processo é o etileno.

Esse hormônio sempre entra em ação quando o vegetal se encontra em situações adversas, como por exemplo, no inverno, estações muito secas etc. Assim que entra em ação, ele, além de atuar no retardamento e desenvolvimento dos vegetais, atua também inibindo a germinação das sementes, promovendo a senescência, a dormência das gemas e também o fechamento dos estômatos.  Quando o inverno ou a estação seca passa, as condições melhoram e os vegetais voltam a crescer e a se desenvolver.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Características do ácido abscísico








0 comentários

Faça seu Login