Whatsapp icon Whatsapp

A importância dos répteis e anfíbios para o equilíbrio ambiental

Anfíbios e répteis são considerados bioindicadores da qualidade ambiental
Anfíbios e répteis são considerados bioindicadores da qualidade ambiental

Os répteis e os anfíbios são animais pecilotérmicos (sangue frio) com grande importância para o equilíbrio ambiental, mas infelizmente a maioria das pessoas desconhece isso e em razão de crendices e superstições matam muitos desses animais.

É importante saber que o Brasil é o país que apresenta a maior riqueza de espécies de anfíbios, e com relação aos répteis, perdemos apenas para a Austrália. Porém, novas espécies de répteis estão sendo descritas em nosso país e, assim, especialistas acreditam que em breve ele ocupará o primeiro lugar, sendo então o país que abriga a maior riqueza de espécies de anfíbios e também de répteis. Esse fato aumenta muito a responsabilidade de nosso país em relação à preservação dessas espécies, principalmente diante de fatos que evidenciam a redução populacional desses grupos em várias partes do Planeta.

A principal ameaça à herpetofauna (totalidade de espécies de répteis e anfíbios existentes em uma região) é o desmatamento, e segundo o pesquisador Vinícius da Silva, professor da Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, “A redução de florestas significa redução da água, um recurso particularmente importante para os anfíbios, pois a maioria depende dela para se reproduzir”.

Um fato relevante é que agora, tanto anfíbios quanto répteis fazem parte de inventários e monitoramentos de fauna, ou seja, antes de se fazer qualquer empreendimento, é necessário um estudo de impacto ambiental naquele ambiente, para que sejam calculados quais os impactos ambientais que poderão gerar tanto para a fauna (mamíferos, aves, anfíbios e répteis) quanto para a flora. A partir desse estudo é possível minimizar esses impactos com medidas compensatórias. “Para preservar é preciso conhecer o que deve ser preservado para saber como se deve preservar”, explica Silva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como dissemos, anfíbios e répteis são animais pecilotérmicos, e por não manterem a temperatura do corpo constante são muito suscetíveis a variações climáticas, sofrendo muito com o aumento da temperatura. Por serem animais que não se movimentam e nem se deslocam muito, eles se tornam vulneráveis a qualquer mudança em seu hábitat, e, além disso, os anfíbios, por apresentarem a pele permeável e por possuírem dois ciclos de vida (um na água e outro na terra), são extremamente sensíveis a substâncias tóxicas e poluentes, tanto do ar quanto da água. Por serem extremamente sensíveis a perturbações no ambiente, eles são considerados bioindicadores da qualidade ambiental.

Mas você deve estar se perguntando, por que esses animais são tão importantes para o equilíbrio ambiental? A resposta é simples, porque as serpentes controlam a população de ratos, e os anfíbios e lagartos se alimentam de uma grande variedade de insetos e outros artrópodes, além de servirem de alimento para diversos animais vertebrados. Diante disso, podemos concluir que répteis e anfíbios são organismos fundamentais para a cadeia alimentar e a redução na sua população afeta consideravelmente a estrutura trófica das comunidades.

Agora que você já sabe da importância desses animais para o equilíbrio ambiental, repasse esse conhecimento às outras pessoas, principalmente àquelas que jogam sal no sapo para espantá-lo, sem saber que isso causa graves queimaduras, e pode causar a morte do animal; que acham que se encostar em sapos, lagartixas ou cobras pegarão cobreiro; que acham que o sapo esguicha veneno, quando na verdade ele esguicha urina, que não faz mal nenhum ao homem, entre tantas outras superstições e crendices.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A relação entre a água e os animais terrestres
A passagem da vida do meio aquático para o terrestre.
Biomassa e pirâmides de energia
A transferência de matéria e energia nos ecossistemas.
Ecossistemas
A definição e os tipos de ecossistemas brasileiros.
Rio+20
Clique aqui e saiba mais sobre a Rio+20, evento que reunirá diversos líderes de Governos e membros da sociedade civil.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Classificação de ângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de ângulos
Nessa aula veremos como é classificado um ângulo: nulo, agudo, reto, obtuso, raso e pleno (uma volta).

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.