Você está aqui Mundo Educação África do Sul Esportes Mais Praticados na África do Sul

Esportes Mais Praticados na África do Sul

Esportes Mais Praticados na África do Sul
Derartu Tulu e Elana Meyere mostram que é possível viver sem o racismo

A África do Sul passou por um período de grande discriminação racial, conhecido como apartheid, regime de vida separada. Os negros foram duramente maltratados pelos brancos, não tinham direitos, não podiam se misturar aos mesmos e vários foram mortos, presos e mantidos sob duras penalidades.

Nelson Mandela, uma das figuras que fez oposição a esse regime, foi um dos negros que sofreu no país, tendo sido preso por longos anos e condenado, foi liberto em fevereiro de 1990, após pressões internacionais.

Um marco histórico da liberdade desse povo aconteceu em 1992, durante os jogos olímpicos de Barcelona, após trinta anos afastados do evento. Transmitido a todo o mundo, uma atleta negra, de nome Derartu Tulu, venceu Elana Meyer na maratona dos dez mil metros, e foi a primeira mulher negra a ser premiada em uma olimpíada. Ao final da prova as duas se abraçaram para fazer a volta olímpica, mostrando ao mundo que é possível viver sem preconceito.

Dentre os esportes mais praticados na África do Sul podemos citar futebol, rugby, golfe, atletismo, críquete e natação.

Além desses, os esportes radicais estão presentes na cultura do povo, que apresenta perfil bem esportivo. O bungee jumping mais alto do mundo está no país, com uma altura de 216 metros. Praticam-se também disputas de rally e caças.

O país, por ter uma área extensa em praias, é muito valorizado no surf, sendo considerado o local de ondas perfeitas, onde são realizados campeonatos mundiais do esporte.

Em 1997 começou-se a prática do basquete no país, e para torná-lo um esporte popular as escolas o incluiu na grade curricular de educação física.

As maratonas de ciclismo também fazem parte dos esportes da África do Sul, acontecem no país disputas mundiais, como o The Argus Pick and Pau Cycle Tour. Além desse, também são conhecidas mundialmente as maratonas de atletismo de longa distância, como a Comrades e a Dois Oceanos.

Através do esporte podemos melhorar as relações humanas, além de trazer saúde física e mental. Nelson Mandela aproveitou um momento esportivo para mostrar isso, quando abraçou o capitão do Springbook Rugby e vestiu sua camisa. Mais uma vez um branco abraçava um negro, quebrando o racismo do apartheid.

Na copa do mundo de 2010, provavelmente iremos assistir a manifestações sobre o assunto, na tentativa de mostrar que o país tem conseguido superar os traumas sofridos.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Esportes Mais Praticados na África do Sul








4 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 31/07/2012 | carla
    Usuário

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • domingo | 06/11/2011 | luane costa silva
    Usuário

    gente melhore!

  • segunda-feira | 27/06/2011 | BRUNA DE SOUZA...
    Usuário

    EU GOSTEI MUINTO DESSA PAGINA EU VOU MANDA MEUS AMIGOS CONECTARRRR AMEIIII NA MORALLLL FIIIII AMMM

  • segunda-feira | 27/06/2011 | BRUNA DE SOUZA...
    Usuário

    EU GOSTEI